segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Desequilíbrios

Li, há uns tempos, num livro a seguinte frase: “As pessoas que mais nos desequilibram aparecem nas nossas vidas para nos ensinarem o que precisamos de saber a nosso respeito.“.
Segundo o dicionário, a palavra desequilíbrio significa: perda de equilíbrio; falta de equilíbrio; falta de harmonia, de proporções entre as várias partes de um todo; desarranjo das faculdades mentais.
Porque motivo os nossos desarranjos ou desequilíbrios nos afectam tanto?
E porque motivo são sempre provocados por algo ou alguém?
Fraqueza??? Talvez...
Carência de algo ou alguém que nos conforte e que, mais cedo ou mais tarde, acaba por nos desequilibrar??? Talvez...

Na altura, memorizei esta frase e mostrei-a a alguém que me desequilibrou muito!!!...

E porquê??? Porque, num momento de carência, e no momento certo, essa pessoa entrou na minha vida e desarranjou tudo o que eu tinha construído em alguns meses: um muro à minha volta, que me impediu, durante algum tempo, de me desequilibrar novamente e também de me apaixonar.

Esta quase destruição da minha “muralha de defesa” (como lhe costumo chamar), mostrou-me muita coisa que não queria ver, que tinha desistido de ver, que tinha desistido de acreditar...
E porquê??? Porque me desequilibrou no momento certo, porque me ensinou novas coisas a meu respeito e relembrou de algumas que já havia esquecido, porque, à sua maneira, me "amou" nos momentos certos e me fez acreditar de novo em mim!
Tudo o que nos desequilibra, nos desarranja, faz-nos bem, faz-nos crescer, faz-nos acordar e relembrar que, afinal, estamos vivos, que temos coisas boas dentro de nós!
Não me parece lógico correr certos riscos:
Porquê correr o risco de quase ter pensado, quase ter feito, quase ter desejado, quase ter amado, quase ter vivido???
Pensar, fazer, desejar, amar, viver!!!... Cada segundo, cada minuto, cada hora, cada dia, é único!
Deixemos que todos os nossos desarranjos, desequilíbrios nos façam mais fortes e nos façam acreditar que existem coisas a nosso respeito que necessitamos saber, porque são esses sentimentos escondidos que nos fazem viver e, todos eles, quando o muro cai, nos fazem mais NÓS!!!
Se vos disser que estou em desequilíbrio novamente, é mentira, não estou! Pelo menos, não como já estive...
Mas há sempre algo ou alguém que pode aparecer do nada, e que, sem razão aparente, pode provocar o tal desequilíbrio...

Porquê?! Porque talvez essa pessoa consiga saber mais de mim do que eu e acredite mais em mim do que eu própria acredito e, por esse mesmo motivo, acaba por conseguir deitar por terra todas as defesas que tento criar à minha volta e que, por diversas vezes, já me apercebi serem inúteis, desnecessárias, porque estou cá e a Vida tem de ser vivida no seu todo!

Esse desequilíbrio acabou, pertence ao passado e é bom ver o que fez de mim...
Se vos disser que me desequilibrei muitas vezes, é a mais pura das verdades e, na altura em que escrevi este texto pela primeira vez, tinha acontecido novamente, provocado por alguém que até então era um perfeito desconhecido!

Quem sabe não é “Déjà Vu” estar a reescrever este texto???

Olho para trás e reconheço que gosto do desequilíbrio... Agradeço a todos os que me permitiram relembrar como é bom estar apaixonada, como é bom acordar e ver o Sol a brilhar, como é bom saber e aprender a amar de novo!!!

Desequilibrada?!?!?! Sou, confesso!!! E gosto!!!

Sem comentários: